"Cangaço novo" dá orgulho do audiovisual brasileiro!
A série, produzida pela Amazon Studios em parceria com a O2 Filmes, foi a mais assistida do Prime Vídeo logo que estreou, em agosto de 2023.
Olá!! Demorei mas cheguei! Sou Helena Santos, a Bacanérrima mais distraída e preguiçosa pra escrever do trio. Gente, ia falar sobre um suspense alemão bem bom que assisti com minha mãe semana passada, mas então uma turma incrível do nosso Nordeste cruzou meu caminho e mudou tudo!
Vejam, vejam mesmo, “Cangaço Novo”, no Prime Vídeo. Trata-se daquelas séries danadas que ao final de cada episódio você fica ainda mais orgulhoso do audiovisual brasileiro! Que elenco... que roteiro... que direção... que lindo, triste e muito audacioso pode ser o interior do nosso país. Li recentemente que os roteiristas Eduardo Melo e Mariana Bardan estão há quase 10 anos envolvidos com essa história que não poderia ser mais atual.
Vamos lá. Em “Cangaço Novo” você irá acompanhar a saga dos irmãos Vaqueiro: Ubaldo, Dinorah e Dilvânia. Ubaldo é um rapaz de uns 28, 30 anos que vive em São Paulo e descobre ter uma família no Ceará. O reencontro com as irmãs não é dos mais acolhedores, a caçula Dilvânia até tenta se aproximar do irmão, mas Dinorah não a permite chegar perto dele. O porquê você terá que descobrir assistindo à série. Só posso contar que você vai odiar Dinorah, ou irá odiar gostar tanto dela. Esses protagonistas são feitos pelo pernambucano Allan de Souza Lima, a paraense Thainá Duarte e a potiguar Alice Carvalho. Assim como eles, boa parte da equipe técnica e de criação é das regiões Norte e Nordeste do Brasil; e acredite: faz toda a diferença. Expressões, pausas, vocabulário num ritmo, numa pegada muito mais crível, natural, verdadeira.
Voltando à história... claro que uma série com esse título não é apenas um drama familiar. “Cangaço Novo” traz a rotina de um grupo de assaltantes pelos bancos do interior do Ceará. Muita perseguição, muita fuga, muito tiro, muito sangue sob um sol escaldante. A série na verdade foi rodada no interior da Paraíba e Rio Grande do Norte e nenhuma cena foi feita em estúdio. A bela fotografia é de Azul Serra e a direção de Arte de Thales Junqueira.
É violenta? É, não dá pra negar, mas é muito mais que isso. “Cangaço Novo” provoca! Dirigida por Fábio Mendonça e Aly Muritiba, te faz entender aquela forma bruta de viver, e chega ao ponto de te fazer torcer (muito) pelos bandidos. Ah, e a trilha sonora é incrível! Tem Bethania, Fagner, Jards Macalé e essa belezinha de “Espumas ao Vento”, cantada por Alice Carvalho, a temível e adorável Dinorah...
Depois me conta o que você achou!!
FICHA TÉCNICA: Cangaço Novo, em cartaz no Prime Vídeo
DURAÇÃO: 8 episódios de 1 hora cada
DIREÇÃO: Fabio Mendonça (Vale dos Esquecidos) e Aly Muritiba (Deserto Particular)
ROTEIRO: Fernando Garrido, Mariana Bardan, Eduardo Melo, Erez Milgrom e Viviane Pistache
ELENCO PRINCIPAL: Allan Souza Lima, Alice Carvalho, Thainá Duarte, Ricardo Blat, Marcélia Cartaxo e Hermila Guedes.
Amei essa série